Início :-: Formação

Fuso CPLP

Formação

Um dos fins fundacionais da Fundação Pro Justitiae traduz-se no desenvolvimento de iniciativas de cooperação que promovam a Justiça nos países de língua oficial portuguesa.

Neste âmbito se integra o funcionamento do Sistema Registral e Notarial, considerado de primordial importância em qualquer estado de direito. O acesso dos cidadãos a direitos próprios, como os da personalidade, da propriedade ou da justiça, constitui o ponto gerador desta iniciativa.

É deste princípio que surge como área de intervenção da Fundação Pro Justitiae a promoção de cursos de formação para funcionários de Registos e do Notariado nos países de expressão portuguesa. Pretende-se que este carácter formativo da Fundação se possa estender não só aos oficiais dos Registos e Notariado como também a outros funcionários públicos, de diversos Ministérios e profissionais actores do sistema jurídico do universo de países acima referidos, como advogados e solicitadores.

As acções de formação a decorrer deverão estar integradas num plano de formação a organizar e devem ter um carácter “de formação – acção” já que, ao mesmo tempo que se desenvolve o processo formativo, serão obtidos dados complementares que permitirão estruturar, de forma mais adequada à realidade dos países de expressão portuguesa, outras acções formativas e intervenções supervenientes a desenvolver.

Como áreas temáticas da intervenção formativa da Fundação estão incluídas o Direito nas suas várias vertentes, as Ciências Comportamentais, a Formação de Formadores, as Línguas Estrangeiras e a Informática.

Esta cooperação na área formativa deve enquadrar-se numa estratégia a longo prazo, permitindo o reforço das instituições democráticas, a mobilização de recursos que permitam o desenvolvimento das infra-estruturas económicas e sociais, o reforço e modernização das instituições e a implementação de uma estrutura registral e notarial moderna, funcional.



Abertas as candidaturas ao Prémio Universidade de Coimbra PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias

Prémio será entregue a 01 de Março de 2012

 

A nona edição do Prémio Universidade de Coimbra 2012, um dos mais importantes galardões nacionais nas áreas de Ciência e Cultura, encontra-se com as candidaturas abertas até ao dia 30 de Novembro. O prémio tem um valore de 25 mil euros.

Continuar...
 
Universidade de Aveiro: Reitor diz que críticas ao curso de medicina são “descabidas” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias

Discurso proferido por Manuel Assunção na cerimónia de abertura do novo ano lectivo ficou ainda marcado pelos cortes orçamentais e pela necessidade de “ajustes internos”

 

Manuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro (UA), reagiu ontem às críticas feitas pelo bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, ao curso de medicina da instituição de ensino superior aveirenseque arrancou este ano lectivo. O reitor considera as afirmações “totalmente descabidas”, referindo ainda que são proferidas “por parte de quem não sabe do que fala ou finge ver o que não lhe convém”.

Continuar...
 
Número de aulas e disciplinas reduzido PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias
Ensino Básico

Reforma passará por corte nas aulas de História e Geografia e fim da segunda língua estrangeira obrigatória.

A reforma para acabar com a "dispersão curricular" e reduzir as disciplinas no ensino básico está a ser preparada pelo Ministério da Educação. Esta é uma das prioridades do ministro Nuno Crato e deve entrar em vigor no próximo ano lectivo, mas directores e professores temem que tenha apenas como objectivo reduzir o número de docentes nas escolas.

 

Diário de Notícias 2011-10-13

 
Governo quer proibir reformas antecipadas antes dos 57 anos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Notícias

Orçamento de Estado para 2012

Uma das últimas propostas do Orçamento de Estado para 2012 discutidas em Conselho de Ministros prevê que, a partir de Janeiro, a idade mínima para quem quiser reformar-se antecipadamente passe dos 55 para os 57 anos.

Continuar...
 
«InícioAnterior123SeguinteFinal»

Pág. 2 de 3
 

Entrar



Faixa publicitária